sábado, 5 de dezembro de 2009

Planejando uma aula Apresentação

Escola Estadual Antonio Paes de Barros Professor(a):
Edna Ramos, Luciléia Freire e Jordana Martins.
Turma: 3 ano Vespertino Conteúdo: figuras geométrica



Objetivo: - Trabalhar as figuras e conhecê-las.



















Levar os alunos a conhecer as figuras de varias formas












Trabalhar de forma de desenhos
- Produzir no Excel desenhos













Metodologia:
A atividade foi realizada junto com a estagiária
Lucileia e Jordana do curso de informática da unemat,
para realizar esse projeto foi necessário utilizar os
computadores da L.I, Internet e data show.

Avaliação:
por meio da participação e envolvimento dos alunos e
também verificação da aprendizagem mediante a averiguação
da relação dos conteúdos contidos nos link.
ativid2.5 JORDANA
• Escola Estadual Antonio Paes de Barros
• Professor(a): Edna ramos e Lucileia Freire
Disciplina: Matemática
PLANEJANDO UMA ATIVIDADE EM HIPERTEXTO

• Turma: 3 ano Vespertino
• Conteúdo: figuras geometricas

Objetivo: - Trabalhar as figuras e conhece-las.
- Levar os alunos a conhecer as figuras de varias formas
- Trabalhar de forma de desenhos

- Produzir no Excel desenhos
• Tempo de realização: 04 aulas
Metodologia: A atividade foi realizada com o pela estagiaria Lucileia do curso de informatica d unemat.
Para realizar esse projeto foi necessário utilizar os computadores da L.I internet, data show .


Avaliação: por meio da participação e envolvimento dos alunos e também verificação da aprendizagem mediante a averiguação da relação dos conteúdos contidos nos links.

3.1 HIPERMIDIA

Atividade 3.1_ JORDANA – Mídias Digitais HIPERMIDIAS
Mídias digitais são suportes eletrônicos à veiculação de conteúdos fundamentados em aparelhos de leitura digital, como é o caso de um computador, um leitor de mp3, um projetor multimídia, um celular e outros. No entanto, existe uma diferença, um vácuo, uma distância entre a facilidade em criar-se mídias digitais e a maneira de criar e veicular os conteúdos sob aspecto profissional. Distinguimos, portanto, dois momentos no campo das mídias digitais, a criação e a veiculação. A criação diz respeito à imaginação e ao elemento artístico, enquanto a veiculação contém aspectos mais ligados à técnica e à facilidade de acesso. Pautamos a criação e a veiculação de mídias digitais de modo que estas sigam a evolução que a atualidade impõe: síntese, imaginação, coerência e objetividade, pois quanto maior e mais fácil o acesso à informação, maior a necessidade de que os conteúdos estejam disponíveis de forma apropriada, conforme disposto no site da Fóton Comunicação Interativa
. Quanto às novas tecnologias na educação e os desafios do trabalho, o educador português José Pacheco
, faz uma breve análise (TIC’s na educação), a qual nos permite um entendimento mais claro sobre o referido assunto.
Segundo José Manuel Moran
, a educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos. O poder público pode propiciar o acesso de todos os alunos às tecnologias de comunicação como uma forma paliativa, mas necessária de oferecer melhores oportunidades aos pobres, e também para contrabalançar o poder dos grupos empresariais e neutralizar tentativas ou projetos autoritários.
Se a educação fundamental é feita pelos pais e pela mídia, urgem ações de apoio aos pais para que incentivem a aprendizagem dos filhos desde o começo das vidas deles, através do estímulo, das interações, do afeto. Quando a criança chega à escola, os processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las da forma mais abrangente possível.
De acordo com o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
, o curso Tecnologia e Mídias Digitais, que tem como objetivo formar profissionais para atender às novas exigências do mercado de trabalho, abrangerá, entre outros tópicos, tecnologias digitais, desenvolvimento de sites para Internet, CD-Rom, desenvolvimento de software, mídias interativas
, educação informática e educação à distância. Os alunos formados neste curso estarão aptos para o trabalho em empresas
provedoras de acesso à Internet, empresas de comunicação, empresas financeiras e bancos, entre outras. Para tal, utilizando de forma adequada os novos recursos oferecidos pelas tecnologias digitais e pelas redes teleinformáticas, o curso habilitará os alunos para: - criar interfaces gráficas (compreendendo telas integradas para navegar na Internet e para usar software, CD-ROM e DVD , celulares e computadores de bolso); - participar de projetos de educação à distância; - desenvolver aplicações artísticas. Nos dois primeiros anos, o curso oferecerá uma sólida formação conceitual e técnica envolvendo disciplinas nas áreas de comunicação, artes, educação e informática, realizadas tanto em sala de aula como em laboratórios de informática conectados à Internet.

sábado, 17 de outubro de 2009

hipertexto

Ter uma leitura direcionada no inicio é bom e poderíamos pensar que nos limitaria mais pelo contrário nos abre um leque enorme de informações que sem o aconselhamento seria difícil irmos por esse caminho, porque nem saberíamos oque Hypertexto e para que iriamos usa-lo, agora eu sei que hypertexto é um texto digital que nos leva aos hyperlinks que assim nos coloca dentro da internet girando dentro de uma grande série de informações que na maioria das vezes não teríamos como saber sem ter clicado para saber”OQUE É HYPERTEXTO” e se perder dentro de uma leitura dessa como se nem sabemos o que na verdade estamos procurando, é na verdade queria possível se estivéssemos procurando algo específico então não me perdi pois tudo oque li é informação nova e são tantas informações que seria quase impossível saber voltar pelo mesmo caminho se não existisse a ferramentas de voltar como recurso do computador, então conhecer coisas que jamais tinha visto nem falar foi inevitável, abri diversas paginas que me deu um novo conhecimento por exemplo:
Dentro do link DIGITAL encontrei assuntos que me chamaram a atenção como: Sistema VOIP de telefonia Circuito digital e sinal digital, Hyperlink, interatividade.
Claro que cada um volta os olhares para aquilo que mais chama atenção como eu outros posso garantir como quase 100% de certeza que voltaram suas pesquisas para oque mais lhes chamavam a atenção eu voltei o meu para como pode ver logo acima para era digital que hoje é o assunto de meu maior interesse

experiencia de navegar livremente

Houve diferença nos caminhos navegados? Sim
Que diferenças apareceram nas navegações? Como já conhecendo um pouco sobre a técnica de navegação direcionei a navegação para meus interesses que é informática e a colega direcionou para parte mais pedagógica coisas que ela gostaria de saber
Que diferenças de percepção resultaram? Que os links direcionados para cada pessoa e cada interesse facilitando a navegação.
Alguém se perdeu na navegação?   Não
Soube voltar para as páginas iniciais? Sim pois a ferramentar voltar nos dá a facilidade de não se perder tão fácil
Há ganhos em navegar à deriva? Sim enormes pois derrepente no meio da navegação você se depara com diversas coisas que você ou não conhecia ou já havia ouvido falar nunca tinha visto

trabalho por projeto

tema: Kizomba de Zumbi.”cultura afro”
conteúdos curriculares envolvidos: artes, sociologia, história, inclusão digital
números de alunos: 90 alunos
professores participantes: 04
Tecnologias e mídias utilizadas: Camera e filmadora digital, Computadores, internet, Data show, pen-drive, pistola de cola quente, Furadeira para confecção dos artesanatos
duração: 60 Dias.
atitudes dos alunos: Pesquisas, confecção de artesanatos com material reciclável, coletas de sucatas, que se envolveram durante o desenvolvimentos de todas as etapas em 100%.
fechamento: reunião dos conteúdos, materiais confeccionados slides...
Apresentação: Será realizada dia 19 /11/2009.

Quem Sou ?

QUEM SOU ?

Sou um aprendiz tentando ser professor, e a cada dia tentando me atualizar entrando no meio do que são ditas “ modas da sociedade”, estando assim conectada no que os alunos , os jovens estão querendo e estão usando e assim tornar aulas massantes conteudistas em aulas dinâmicas e atrativas aos alunos de hoje que estão a casa dia mais exigentes, interligados as redes de internet, e eles hoje são mais interessados e não se tornam tão alienados quantos os assuntos da sociedades aqueles assuntos , que antes só eram conhecidos apenas por adultos.
Ser professor hoje não é simplesmente entrar na sala ensinar A E I O U, BA, BE, BI, BO, BU e ser acostuma a não ser questionado no que diz e no que ensina, mais ser hoje amigo, Tia psicologo, diretor, formador de opiniões sendo com todos esse atributos também ser Educador companheiro que tentando estar sempre a par do que se passa conhecer seu aluno e tentar ser no fim de tudo isso PESSOA.
No fim de tudo isso sendo muitas vezes questionados, indagados, tendo que cumprir um sistema um protocolo imposto por GENTE grande, que nem se quer sabem como é estar dentro de uma sala de aula com 40 mentes diferentes tendo concilia isso com sua vida pessoal que das diversas e não raras vezes estão sendo deixas com tais Diários de classe, conceitos relatório provas aplicas que tem prazos para entrega esquecendo que dentro de sua própria casa existe uma pessoa que precisa ser inserida na sociedade e que vê seu pai ou mãe se dedicando de corpo e espirito aos filhos dos outros.